Data e Horário das Eleições 2018


O primeiro turno das Eleições 2018 ocorrerá no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro. Os eleitores podem votar entre 8 horas e 17 horas.

O segundo turno só acontecerá para os cargos em que a eleição não for decidida no primeiro turno. 

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao horário das eleições porque o Brasil tem fusos horários diferentes. No entanto, este fato não interfere porque o horário definido é o horário local de cada município.

Os componentes da mesa receptora devem estar presentes às 7 horas para se certificarem que tudo está em ordem para o início da votação. 

Ainda no âmbito do horário, mesmo que o eleitor chegue antes das 8 horas, isso não significa que ele vai ser o primeiro a votar, porque a lei especifica que alguns eleitores têm prioridade na hora da votação.

Descubra aqui quem tem preferência para votar.

Fim da votação

Às 17 horas o presidente da mesa entrega senhas a todos os eleitores presentes e solicita que entreguem os seus títulos de eleitor na mesa. Desta forma, alguns eleitores votam depois das 17 horas mas só porque já estavam presentes no local antes da hora estipulada por lei. 

Se um eleitor chegar atrasado ao local da votação (depois das 17 horas), ele não poderá votar. Neste caso, ele terá que justificar sua ausência.

Saiba como justificar sua ausência.

Como é definida a data e o horário da votação?

O horário da votação está definido no Código Eleitoral, no art. 144. O calendário eleitoral (onde está determinada a data e o horário da votação) é apresentado no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral, sendo a sua aprovação dependente da concordância dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral. 

Consulte aqui as datas mais importantes do Calendário Eleitoral 2018.

Veja também