Resultado da Eleição: Quando e como é divulgado?


A divulgação do resultado das eleições começa logo depois que a votação chega ao fim. É possível acompanhar o resultado aqui no site ou no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a urna eletrônica é possível saber quem ganhou a eleição em poucas horas. O tempo varia de acordo com o número de seções e de zonas eleitorais de cada município e também pode variar pela quantidade de eleitores de cada cidade.

O processo da apuração dos votos tem início na urna e termina no TSE. A primeira parte da apuração acontece nos Tribunais Regionais Eleitorais e, depois que são calculados os votos de cada região, os resultados são enviados ao TSE para totalização.

Apesar da rapidez do processo, segundo a Resolução nº 23.456/15, o TSE tem até 3 dias após a contagem final para divulgar o resultado das eleições no seu site.

Como saber quem ganhou

Para os cargos de presidente e governador (e seus vices) será eleito quem tiver a maioria de votos válidos, que exclui os votos em branco e os nulos. O candidato eleito deve alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% dos votos mais 1. Caso isso não aconteça no primeiro turno os dois candidatos mais votados disputarão o segundo turno no dia 28 de outubro e vencerá quem conseguir a maioria dos votos válidos.

Para o cargo de senador a eleição acontece da mesma maneira. A única diferença é que para essas vagas não existe segundo turno, os candidatos mais votados no primeiro turno são eleitos.

No caso dos candidatos a deputado federal e deputado estadual ou distrital o resultado é calculado de forma diferente. Primeiro são identificados os partidos e coligações que receberam mais votos e a partir daí as vagas disponíveis são distribuídas entre os candidatos que tiverem mais votos em cada partido ou coligação.

A eleição dos deputados acontece pelo sistema proporcional e, com as mudanças da Reforma Eleitoral, só podem ser eleitos os candidatos que tiverem uma quantidade de votos igual ou maior a 10% do quociente eleitoral.

Não sabe o que é quociente eleitoral? Veja como funciona o sistema proporcional.

Se houver empate entre candidatos para qualquer um dos cargos será eleito o candidato mais idoso.

Veja também