Cargos Disputados nas Eleições 2018


Em 2018 o Brasil terá eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Os eleitos cumprirão um mandato de 4 anos, com exceção dos senadores que têm 8 anos de mandato.

Presidente e governador

A eleição para esses cargos acontece pelo sistema majoritário, em que o candidato que obtiver a maioria dos votos (excluídos os brancos e nulos) é eleito, juntamente com o seu vice.

Se nenhum candidato alcançar mais de 50% dos votos válidos a eleição será definida no segundo turno, realizado entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Senador

Os senadores também são eleitos pelo sistema majoritário, em um único turno. Os candidatos mais votados são eleitos.

O Senado tem 81 vagas, ou seja, são eleitos 3 senadores para cada estado e para o Distrito Federal.

As eleições para o Senado acontecem de forma alternada a cada 4 anos. Em uma eleição são preenchidas 27 vagas e na eleição seguinte são preenchidas 54 vagas. Em 2018 serão eleitos 54 senadores, sendo dois representantes para cada estado e para o Distrito Federal.

As votações para o Senado são alternadas porque o mandato de senador é de 8 anos. Dessa forma é garantido que em cada eleição seja renovada uma parte das vagas.

Deputado federal e deputado estadual ou distrital

Os deputados são eleitos pelo sistema proporcional de lista aberta. Após a votação é verificado quais os partidos ou coligações receberam mais votos e as vagas disponíveis para cada cargo são distribuídas proporcionalmente entre os candidatos mais votados de cada partido.

Veja como funciona o sistema proporcional.

O que faz o presidente e o vice-presidente

O presidente é o Chefe de Estado e o Chefe de governo do país, é a autoridade máxima do Poder Executivo Federal. É o responsável por decisões administrativas da União e pela aplicação das leis. Ele é auxiliado pelo vice-presidente e pelos ministros de Estado.

O presidente pode enviar projetos de lei e propostas de interesse do país para serem votadas no Congresso Nacional. É ele também que nomeia os ministros de Estado que vão colocar em prática as políticas de governo.

O que faz o senador

O senador trabalha no Senado Federal e é responsável pela atividade legislativa. Ele é eleito para representar e trabalhar pelos interesses do estado que representa.

Entre as funções mais importantes, o senador é quem faz a elaboração, discussão e aprovação de projetos de leis, emendas, decretos e resoluções. Ele também atua no relacionamento entre o estado que representa e o Governo Federal para garantir ações e investimentos que sejam de interesse do seu estado .

Saiba como funciona o mandato de senador.

O que faz o deputado federal

O deputado federal trabalha na Câmara dos deputados e também faz parte do Poder Legislativo Federal. É responsável pela proposição, discussão e aprovação de leis e pela aprovação de medidas provisórias propostas pelo presidente da República.

O deputado federal também é responsável pela votação e aprovação do orçamento da União e pela fiscalização das ações do Poder Executivo Federal.

O que faz o deputado estadual ou distrital

O deputado estadual ou distrital faz parte do Poder Executivo Estadual e trabalha na Assembleia Legislativa Estadual ou na Câmara Legislativa (no caso do Distrito Federal). 

A função principal também é de elaboração e aprovação de leis, além da fiscalização dos atos administrativos do Poder Executivo Estadual.

Também faz parte da função do deputado estadual ou distrital a aprovação ou rejeição das contas apresentadas pelo governo do estado.

Veja qual a diferença entre eleições majoritárias e proporcionais.

Veja também