Quem faz 16 anos no ano da eleição pode votar?


Depende da sua data de nascimento. Quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno, que em 2018 será no dia 7 de outubro, poderá votar nas eleições 2018.

Para poder votar nas próximas eleições é preciso tirar o título de eleitor até o dia 9 de maio de 2018. O alistamento eleitoral só pode ser feito pessoalmente no cartório eleitoral mais próximo da sua residência e não pode ser feito por procuração.

Vale lembrar que o voto para quem tiver 16 e 17 anos não é obrigatório, mas quem estiver interessado tem o seu direito garantido pelo artigo 14 da Constituição Federal.

Documentos necessários para tirar o título de eleitor

  • Documento de identificação original: carteira de identidade (RG), a certidão de nascimento, a certidão de casamento (quando casado), carteira de trabalho ou passaporte que contenha a filiação.
  • Comprovante de residência no nome do eleitor (original e recente): pode ser contas de luz, água, telefone, gás ou envelopes de correspondência.

Quem não tiver comprovante de residência em seu nome pode levar uma correspondência com o nome de um familiar mais um documento que comprove o parentesco. 

Agendamento pela internet

Mesmo não sendo possível tirar o título de eleitor pela internet, existe um serviço no site do TSE que realiza um pré-atendimento, o Título Net. Ao acessar a página é necessário seguir os seguintes passos:

  1. No campo "Título de Eleitor", selecione a opção "NÃO TENHO";
  2. Preencha os dados solicitados corretamente: nome, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai;
  3. Para validar a operação, insira as 5 letras que aparecem na imagem;
  4. Por fim, clique em "CONFIRMAR".

Será gerado um número de protocolo, que deve ser impresso ou anotado. Você terá um prazo de até 5 dias após o preenchimento do formulário para se apresentar no local de atendimento com os documentos necessários. Caso você não compareça no prazo, o pedido será cancelado.

Veja também