Que são votos válidos?


São os votos usados para calcular o resultado das eleições. Os votos válidos são determinados pela soma dos votos nominais e dos votos na legenda e não incluem os votos em branco e os nulos, pois estes não são considerados válidos.

  • Votos nominais: são os votos direcionados somente a um candidato. O voto nominal ocorre quando o eleitor digita o número completo do candidato na urna eletrônica e aperta a tecla verde “Confirma”.
  • Votos na legenda: são aqueles onde o eleitor escolhe votar no partido ou na coligação e só é permitido nos cargos que possuem mais de uma vaga (deputado federal, deputado estadual e vereador). Para validar o voto na legenda o eleitor deve digitar na urna os dois primeiros números do candidato, que correspondem ao número do partido ou coligação, e apertar a tecla verde “Confirma”.

Cálculo dos votos na legenda

A Reforma Eleitoral adicionou uma mudança ao cálculo do voto na legenda, chamada de cláusula de desempenho. Quem é candidato a um cargo com votação proporcional, que pode receber votos na legenda (é o caso dos deputados federais e estaduais em 2018), precisa ter um desempenho mínimo no número de votos recebidos.

O desempenho equivale a 10% do quociente eleitoral. O quociente é calculado a partir da divisão do número de votos válidos pelo número de vagas disponíveis para o cargo.

Votos nulos e brancos

Estes votos não entram na apuração do resultado das eleições porque são votos que não representam nenhum candidato e por isso não são válidos. São interpretados como votos de protesto, já que ao votar nulo ou em branco o eleitor anula voluntariamente o seu voto ao deixar de escolher um candidato.

Para votar nulo o eleitor deve digitar na urna um número que não seja atribuído a nenhum candidato (como "00", por exemplo) e apertar a tecla verde “Confirma”.

Já para votar em branco, basta apertar a tecla “Branco” e depois a tecla verde “Confirma”.

Veja também

Página publicada em 23 de Setembro de 2015 e última atualização em 6 de Junho de 2019 às 14:06.
Aviso: Este site não está relacionado a nenhum órgão de governo, autoridade pública, empresa pública ou sociedade econômica mista.