Presidente Governador Senador Deputado Federal Deputado Estadual

Como tirar o primeiro título de eleitor


Quem tem 18 anos ou mais em 2018 e ainda não tem título de eleitor precisa tirar o primeiro título para poder votar nas eleições desse ano.

É importante não deixar de tirar o título porque o voto é obrigatório para as pessoas entre 18 e 70 anos. Quem tem entre 16 e 18 anos e quiser votar também pode tirar o título.

O prazo para tirar o primeiro título em 2018 termina no dia 9 de maio.

Quais os documentos necessários para tirar o título de eleitor?

 Para poder tirar o primeiro título é preciso ir pessoalmente até um posto de atendimento eleitoral. É necessário levar os seguintes documentos:

  • documento de identificação original: a Justiça Eleitoral aceita carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento (se for casado), carteira de trabalho ou carteiras profissionais como OAB, CRM, CREA;
  • um comprovante de residência no nome do eleitor: o comprovante deve ser original e com data recente (conta de luz, água, telefone, gás ou outros envelopes de correspondência);
  • comprovante de quitação do serviço militar (apenas para homens maiores de 18 anos).

Se o eleitor não tiver um comprovante de residência que esteja em seu nome basta levar um comprovante em nome de um familiar mais um documento que confirme que são parentes.

Agendamento pela internet

Para tornar o serviço mais rápido é possível fazer um agendamento pela internet no serviço de pré-atendimento eleitoral.

Para fazer o agendamento no site do TSE siga os seguintes passos:

  1. acesse a página Título Net no site do TSE;
  2. clique no link "Iniciar requerimento";
  3. preencha os dados pessoais pedidos;
  4. digite na caixa o texto que aparece na imagem;
  5. clique em “Confirmar”.

Quando terminar o cadastro o site vai gerar um número de protocolo que deve ser guardado. Depois disso o eleitor tem até 5 dias para ir até o posto de atendimento ao eleitor.

No atendimento é preciso apresentar os documentos e o número do protocolo.

Onde tirar o título de eleitor?

Para tirar o título é preciso ir até um dos postos de atendimento da Justiça Eleitoral.

Se não souber onde fica o cartório mais próximo é possível consultar os endereços das zonas eleitorais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja aqui 10 dúvidas frequentes sobre o título de eleitor.

Veja também