Presidente Governador Senador Deputado Federal Deputado Estadual

Qual a idade obrigatória para votar?


No Brasil todas as pessoas entre 18 e 70 anos devem votar. Para que tem essas idades o voto é obrigatório.

Quem tem entre 16 e 18 anos pode votar se quiser, mas nesse caso o voto não é obrigatório (voto facultativo).

Até que idade é obrigatório votar?

O voto é obrigatório até os 70 anos. A partir dessa idade o voto é facultativo e os eleitores que quiserem podem continuar participando das eleições.

Como continuar votando?

Depois que completar 70 anos o eleitor que quiser continuar votando precisa ficar atento aos chamados de revisão de eleitorado da Justiça Eleitoral. A revisão acontece quando os eleitores são chamados para fazer o recadastramento biométrico.

Quem já não tem mais obrigação de votar e quer continuar participando das eleições precisa fazer o recadastramento para confirmar a sua vontade. Se o eleitor não atender ao chamado da Justiça Eleitoral o seu título de eleitor poderá ser cancelado.

Quem completa 16 anos no ano das eleições pode votar?

Depende da data em que o eleitor completa 16 anos. As pessoas que completarem a idade até a data do primeiro turno das eleições têm direito a votar, se quiserem.

Se completar 16 anos depois da data do primeiro turno deve esperar as próximas eleições para poder votar.

Quem quiser votar nas eleições de 2018 precisa ir até o cartório eleitoral para fazer o seu título. Nesse ano o prazo para tirar o título termina no dia 9 de maio.

Como tirar o título de eleitor

Para tirar o título é preciso ir pessoalmente até um posto de atendimento da Justiça Eleitoral. É preciso levar os seguintes documentos:

  • documento de identificação original: pode ser carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, certidão de casamento (se for casado), carteira de trabalho, passaporte ou carteira profissional (como OAB, CRM ou CREA);
  • comprovante de residência (em nome do eleitor): são aceitas contas de luz, água, telefone, gás ou envelopes de correspondência e o comprovante deve ser original e recente;
  • certidão de quitação do serviço militar obrigatório (se for homem com mais de 18 anos).

Veja mais detalhes sobre como tirar o título de eleitor.

Veja também