Presidente Governador Senador Deputado Federal Deputado Estadual

Eleitor pode votar de bermuda e chinelo?


Sim. No dia da eleição o eleitor pode votar de bermuda e chinelo, pois a Lei Eleitoral não tem nenhuma proibição sobre isso.

Também é permitido votar descalço. Mas é proibido votar sem camiseta ou usando traje de banho (como sunga, biquíni ou maiô). 

Pode usar camiseta e adesivo de candidato ou de partido?

No dia da votação o eleitor pode manifestar individualmente a sua preferência política usando camisetas, bandeiras, broches ou adesivos de um partido ou de um candidato.

Essa manifestação deve ser individual e silenciosa, pois não é permitido tentar influenciar outros eleitores ou fazer campanha no dia das eleições.

É importante saber que esses itens devem ser feitos pelo próprio eleitor, não podem ser usados acessórios ou roupas distribuídos por partidos, candidatos ou comitês eleitorais.

O eleitor tem direito de se manifestar, mas não é permitida a concentração de pessoas usando roupas que demonstrem apoio a um candidato ou partido. A reunião de pessoas no dia das eleições pode ser considerada propaganda eleitoral, que é crime eleitoral (quando ocorre no dia da eleição).

Se acontecer alguma irregularidade quanto à manifestação de voto, um membro da mesa receptora deve advertir o eleitor para que ele troque a roupa ou retire o acessório proibido.

Veja também