Como Votar Nulo


Na urna eletrônica não existe um botão para votar nulo. Assim, se o eleitor decide pelo voto nulo, pode digitar um número de candidato ou partido que não existe (por exemplo “00”) e depois apertar a tecla verde "Confirma".

O voto nulo não é considerado um voto válido nas eleições, ele indica que o eleitor decidiu não escolher nenhum dos candidatos que concorre ao cargo político. Muitos eleitores votam nulo como forma de protesto, indicando insatisfação com os candidatos elegíveis.

O voto nulo não anula a eleição. Mesmo que mais de 50% dos eleitores votem nulo, a eleição não é anulada.

Veja aqui as diferenças entre o voto nulo e voto em branco.

Consequências dos votos nulos

Apesar de não causarem a anulação da eleição, é importante saber que os votos nulos podem interferir no resultado da votação. Isto acontece porque quando um eleitor vota nulo o candidato com mais votos fica mais perto de vencer a eleição no primeiro turno.

Diferença entre voto nulo e voto anulado

Voto nulo e voto anulado são diferentes. O voto nulo assume uma posição apartidária e não pressupõe novas eleições com novos candidatos. Já o voto anulado acontece quando se verifica uma irregularidade (por exemplo, fraude ou coação) durante a votação.

Os votos só serão anulados se o candidato eleito for condenado por:

  • abuso do poder econômico;
  • compra de votos;
  • interferência com o poder político ou autoridade.

Nessas situações a eleição será anulada e a Justiça Eleitoral marcará nova votação, no prazo de 20 a 40 dias, de acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral.

Veja também