Presidente Governador Senador Deputado Federal Deputado Estadual

Como Votar Nulo


A urna eletrônica não tem um botão com a opção de voto nulo. Se o eleitor quiser anular o seu voto na urna é preciso digitar um número que não seja de nenhum candidato.

Como anular o voto na urna eletrônica

Se o eleitor decidir anular o seu voto deve digitar um número de candidato ou partido que não existe.

Por exemplo: digitar o número 000 e depois apertar a tecla verde Confirma.

Qual a consequências do voto nulo?

Para a Justiça Eleitoral o voto nulo não é considerado um voto válido nas eleições, assim como o voto em branco. Isso quer dizer que esses votos não entram no cálculo do resultado da votação.

Quando um eleitor decide anular o voto isso indica que ele preferiu não escolher nenhum dos candidatos que estão disputando os cargos nas eleições.

O voto nulo pode anular uma eleição?

Não, os votos nulos não podem anular a eleição. Isso não acontece mesmo que mais da metade dos eleitores decida votar nulo.

Mas, apesar de não causarem a anulação da eleição, é importante saber que os votos nulos podem interferir no resultado da votação. Isto acontece porque quando um eleitor vota nulo o candidato com mais votos fica mais perto de vencer a eleição no primeiro turno.

Qual a diferença entre voto nulo e nulidade do voto?

Voto nulo e voto anulado são diferentes. Saiba a diferença:

O voto nulo acontece quando o eleitor decide não votar em nenhum dos candidatos. Não é considerado um voto válido e não é contabilizado no resultado das eleições.

Já a nulidade do voto acontece quando é verificada alguma irregularidade durante a votação, como uma fraude, por exemplo.

A nulidade do voto pode acontecer se o candidato eleito for condenado por:

  • abuso do poder econômico;
  • compra de votos dos eleitores;
  • interferência nos resultados com seu poder político ou com autoridade.

Nessas situações a eleição será anulada e a Justiça Eleitoral marcará uma nova votação que deve acontecer no prazo de 20 a 40 dias depois da anulação, de acordo com o artigo 224 do Código Eleitoral.

Veja aqui as diferenças entre o voto nulo e voto em branco.

Veja também