Presidente Governador Senador Deputado Federal Deputado Estadual

Como funciona a Urna Eletrônica


A urna eletrônica é o sistema usado para registrar e contabilizar os votos nas eleições. Foi introduzida pela primeira vez no processo eleitoral de 1996.

O sistema eletrônico de votação é formado pelo software (parte virtual, programas) e hardware (parte física, a urna eletrônica).

A urna eletrônica possui dois terminais: o do mesário e o do eleitor. No terminal da mesa receptora o mesário digita no teclado o número do título do eleitor para verificar se ele pode votar. O terminal do eleitor é usado para registrar o seu voto.

A urna é segura?

Na urna existem tecnologias de criptografia que têm a função de impedir fraudes no sistema. São geradas assinaturas digitais que protegem os dados de candidatos, da votação e os resultados.

Outro característica a favor da proteção dos dados é que a urna fica ligada apenas à energia elétrica, ou seja, não é ligada à internet ou a outros computadores.

O sistema operacional da urna (Linux) é disponibilizado e testado antes das eleições por membros de partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que sejam encontrados erros no sistema (bugs).

Antes das eleições o TSE costuma fazer testes públicos de segurança para que o software da urna seja testado e o processo eleitoral seja cada vez mais seguro e confiável.

Apesar de existirem suspeitas de fraude no sistema eletrônico de votação, até hoje nenhum caso foi comprovado nas investigações que foram feitas.

Descubra mais sobre como o sigilo do voto é garantido.

Registro Digital do Voto

O Registro Digital do Voto (RDV) é o registro da urna onde os votos dos eleitores são arquivados. O RDV registra exatamente o que o eleitor digitou na urna: o candidato, a legenda do partido, os votos nulos e os votos em branco.

Para manter o sigilo não é possível vincular um eleitor ao seu voto, porque cada voto é gravado aleatoriamente e não pela ordem em que foi digitado.

A hora em que um eleitor lança o seu voto e o tempo que demora a votar são armazenados para fins estatísticos, apenas para determinar o tempo médio de votação e quantos eleitores existem em cada seção.

Veja também